Com o passar dos anos, as tecnologias que temos ao nosso dispor têm evoluído de uma forma rápida e sem fim, como, por exemplo, o hardware de um computador. Mas, com constantes evoluções, também vem uma necessidade de responsabilidade, pois com quanto mais recursos existirem, maior será o impacto de danos a indivíduos ou entidades.
Dito isto, neste website iremos apresentar diversos tipos de ameaças cibernéticas, bem como as principais vulnerabilidades métodos para as detetar e as soluções de segurança que existem para as ameaças.
Quando os sistemas e ambientes digitais foram criados não existia quase nenhuma interação entre dispositivos e a pouca que existia era efetuada por cabo. Porém, quando a internet foi criada, a interação entre dispositivos digitais aumentou e com isso, tal como acontece com interações humanas, vieram diversos perigos e ameaças aos utilizadores. Da mesma forma que existem crimes no mundo físico também existem crimes digitais e da mesma forma que existem soluções e entidades responsáveis pela prevenção e combate a crimes físicos, também os mesmos existem para o mundo digital, proporcionando cibersegurança aos utilizadores da internet e ambientes digitais.
Como é óbvio, para a automatização quer seja para os sistemas de ataque ou para os sistemas de defesa é usada bastante programação e como isto não são sistemas dísponíveis a todos os utilizadores, cada hacker cria a sua aplicação à sua maneira para atingir os seus objetivos.
Todos os hackers optam pelo uso de uma distribuição de linux a seu gosto e embora a maioria delas funcionem, o Kali Linux é o mais usado por ter uma grande quantidade de ferramentas dedicadas à área. Esta ferramenta encontra-se mais detalhado aqui.